Proposta político-pedagógica

Nossa Escola recebeu, desde os primórdios, uma forte influência do método da Criação do Saber desenvolvido pelo CTC - Centro de Trabalho e Cultura, trazido pelo educador Luis Tenderini, que lá trabalhou por muitos anos. Mas com o tempo, a Escola foi constituindo a sua própria identidade.

Atualmente a Escola adota um modelo pedagógico progressista, mantendo constantes diálogos com as tendências pedagógicas Libertadora e Libertária, mas sem perder de vista a importância dos conteúdos para a educação dos alunos e sua inserção no mundo do trabalho. Busca a excelência na qualificação de mão-de-obra para o mercado, mas sem perder de vista a educação para a transformação social.

 

A gestão da Escola é conduzida de maneira eclética, buscando conciliar elementos dos modelos de gestão democrático-participativa e autogestionária, tal como os define Libâneo (1990). Para isso, promove, cotidianamente,  a participação democrática, através do fomento a várias formas de associativismo discente, onde os mesmos participam do processo de tomadas de decisões e de ações, colaborando com a gestão escolar.

Tal particularidade em ser nem uma nem outra proposta, mas uma mescla de elementos criticamente selecionados e ressignificados a partir dos princípios do Manifesto Emaús Internacional, configura o que nós chamamos de Método Emaús de Educação.

@ESCOLALUISTENDERINI - Todos os direitos reservados   I    Copyright 2020

Rua Uriel de Holanda, 640, Linha do Tiro, Recife, PE, 52131-150  Fone: (81) 98545.7854